O que é Semiótica?




O que é Semiótica?


Originaria do grego “semeion” que significa “sinal” e do sufixo “tikoç” que significa “relativo a”, a palavra semiótica pode ser, etimologicamente, traduzida como “relativo aos sinais”.

Semiótica nada mais é, do que a ciência dos sistemas e processos sígnicos na cultura e na natureza.

Responsável pelo estudo dos signos e seus efeitos, a semiótica busca entender a influência dos signos sobre a comunicação.

Teoria dos Signos


A semiótica se encontra inserida na chamada “Teoria dos signos” que nada mais é que uma teoria filosófica e cientifica que estuda tudo que carrega um significado, um sentido, que transmite alguma mensagem ou informação. Essa teoria, ajuda a desenvolvermos uma visão melhor do que é a semiótica, podendo assim, dividir o termo em dois âmbitos: especifico e geral.

O âmbito especifico, se trata da semiótica voltada para o caráter gramatico, onde pode-se observar a linguística sendo utilizada. Já no âmbito geral, a semiótica estuda os signos de uma forma mais filosófica, onde o principal objetivo é explicar fenômenos dos signos e seus efeitos.

Grandes filósofos da Semiótica


Grandes nomes compõem as pesquisas de semiótica, e alguns deles serão abordados nesta pesquisa, como Charles Pierce, Umberto Eco, Ferdinand Saussure, Roland Barthes e Lucia Santaella.

Uma das maiores referências que se tem em semiótica hoje é Charles Pierce, que interpreta a semiótica sendo muito ligada aos signos, que para ele, é tudo aquilo que representa um objeto, aquilo que pode substituir alguma coisa diferente dele, e ainda sim, representar esse objeto. A semiótica de Pierce é referência para muitos outros filósofos expressarem sua visão sobre semiótica, e nesta pesquisa cientifica iremos abordar a visão de cada um deles sobre o assunto.